Médio

Visando o pleno desenvolvimento do aluno, o Colégio Ativa estabelece os seguintes objetivos de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação.

Colégio Ativa 2023 - 033.jpg

Ensino Médio

O Novo Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

O  aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina

Sistema de Ensino

O Novo Ensino Médio será implantado a partir de 2023, na 1° Série, sendo que a matriz curricular será composta por Formação Geral Básica (com, no máximo,1.800 horas, ao longo dos 3 anos) e Itinerários Formativos (com, no mínimo, 1.200 horas, ao longo dos 3 anos), que serão subdivididos em:

• I. Ciclo Comum - Aprofundamentos

• II. Projeto de Vida

• III. Sistema de Ensino Iônica - FTD

- Os Itinerários Formativos poderão ser organizados por meio de diferentes arranjos e seguirão 4 eixos estruturantes, a saber: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

- As trilhas específicas, que compõem os Itinerários Formativos serão oferecidas no material, na 1ª Série do Novo Ensino Médio e serão escolhidas, no ato de contratação da matrícula.

- O Projeto de Vida constará como parte integrante dos Itinerários Formativos nas 3 séries do Novo Ensino Médio.

- Os alunos do Novo Ensino Médio poderão mudar a escolha para o próximo ano letivo, do Itinerário Específico mediante solicitação por escrito à Direção Pedagógica e terão sua situação acadêmica analisada pela Equipe de Direção, caso seja necessário realizar alguma adaptação na nova trilha escolhida.

Colégio Ativa 2023 - 1012.jpg